Sobre o Laboratório

O Laboratório de Biologia Celular do Desenvolvimento e Tumorigênese (LBCDT) é vinculado ao Setor de Histologia do Departamento de Morfologia, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, campus de Maruípe. Foi inaugurado em 2011 e conta com a infraestrutura de duas salas climatizadas e mobiliadas com bancadas, armários e computadores, localizadas no térreo do Prédio Básico 1, permitindo o acesso a alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e docentes da UFES e de instituições conveniadas a equipamentos especializados para experimentos de marcação e análise de lâminas histopatológicas.Tem como proposta desenvolver pesquisas científicas na área de Saúde avaliando componentes teciduais e celulares no contexto da carcinogênese, do desenvolvimento e de alterações funcionais. 

A temática da carcinogênese é coordenada pela Profª. Dra. Letícia Nogueira da Gama de Souza. Os projetos envolvem estudos do microambiente tumoral e as alterações em componentes da matriz extracelular (MEC) e membrana basal, como lamininas, colágenos e proteoglicanos, além do papel das metaloproteinases da matriz (MMP) que atuam na remodelação da MEC. Recentemente esta professora firmou parceria com profissionais especializados e iniciou a tem[atica do estudo da epiderm[olise bolhosa no ES. No campo do desenvolvimento, os estudos são sobre alterações na formação do palato provocadas por fatores externos que conduzem ao aparecimento das fendas palatinas e são coordenados pelo Prof. Dr. Marcos da Silva Pacheco. Por fim, a temática de alterações funcionais é coordenada pelo Prof. Dr. Willian Grassi Bautz e os trabalhos avaliam a articulação temporomandibular (ATM) e suas alterações teciduais e celulares mediante sobrecargas, como as provocadas pela má oclusão dentária.

Modelos de estudos:

1. Temática da carcinogênese - amostras humanas de carcinoma de células escamosas orais e lesões precursoras; carcinoma colorretal e adenomas.

2. Temática da epidermólise bolhosa: levantamento epidemiológico no ES, aplicação e avaliação de metodologias de aprendizado de cuidados às lesões e análise de aspectos moleculares em lesões da pele e dea mucosa oral.

2. Temática do desenvolvimento do palato - o modelo é animal com camundongos. Exposições a componentes que reconhecidamente interferem no processo durante o período de gestação.

3. Temática das alterações funcionais em ATM - o modelo é animal com ratos. Instalação de má oclusão experimental levando ao desajuste oclusal e sobrecarga na articulação.

Em todas as temáticas, a principal técnica para as análises teciduais é a imuno-histoquímica.

Além das pesquisas realizadas exclusivamente no laboratório, sua infraestrutura pode ser utilizada por pesquisadores externos para desenvolver parte de suas pesquisas, de forma que há uma atuação multidisciplinar do LBCDT na UFES.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105